Pertencente à família carnívora dos Mustelidae, o furão, ou ferret, é capaz de encantar com sua personalidade curiosa e simpática. Escolhido cada vez mais frequentemente como animal de estimação pelas famílias brasileiras, o pet é extremamente brincalhão, adora interagir com seus donos e, na maioria das vezes, apresenta boa adaptação à rotina familiar. Com olhos travessos e rostos doces, eles têm um tamanho pequeno. A maioria dos furões vive cerca de seis a oito anos, embora alguns furões de estimação possam viver até 12 anos. Furões fêmeas geralmente crescem de 13 a 14 polegadas de comprimento e pesam entre 1,5 a 2 quilos. Os furões machos costumam ser ligeiramente maiores, medindo de 15 a 16 polegadas de comprimento, e pesando entre dois e três quilos meio se castrados. No Brasil, todos os furões são vendidos chipados e castrados, e não podem ser reproduzidos aqui. Eles são encontrados em cinco cores, chamadas de fitch (rosado), dew (orvalho), sandy (arenoso), silver (prata) e albino. Pequenos, vivem em gaiolas e são ótimos companheiros. Confira, abaixo, algumas características interessantes sobre esses bichinhos adoráveis:
1-) Os furões gostam de explorar
Os furões são muito curiosos e testam a maioria dos itens com a boca.
2-) Os furões são sociáveis
Os furões domésticos são sociáveis e geralmente gostam de viver em grupos, embora isso dependa de cada animal individualmente.
3-) Os furões são dorminhocos
Um furão saudável pode dormir entre 18 e 20 horas por dia.
4-) Os furões são comunicativos
Os furões utilizam uma variedade de métodos para se comunicar. Assim como usam o cheiro para caçar, também se apropriam desse sentido para interagirem com seus tutores. Os animais também usam posturas, gestos e emitem sons para indicar como estão se sentindo.
5-) Os furões precisam de exercício
Cheios de energia, os furões não precisam de uma gaiola enorme, embora quanto maior, melhor. As gaiolas ideais para furões são altas, com vários níveis, portanto, ainda não ocupam muito espaço. Eles precisam passar algum tempo fora da gaiola todos os dias para brincar e fazer exercícios.
6-) Os furões são inteligentes
Alguns donos ficam surpresos ao ver como os furões se tornam hábeis na solução de problemas. Muito determinados, trabalharão para descobrir algo com uma persistência surpreendente. Eles gostam de brinquedos de tubos e túneis, quebra-cabeças e jogos de desafios.
7-) Os furões são fáceis de alimentar
Rações de vários tipos e alimentos especializados para furões estão disponíveis na maioria das lojas de animais ou online.
😎 Os furões podem ser treinados na areia
Os furões podem ser treinados para fazer suas necessidades em uma caixa de areia dentro ou fora de suas gaiolas.
9-) Os furões possuem personalidades distintas
Cada furão é único e tem sua própria personalidade. Alguns são independentes e outros são muito fofinhos.
10-) Os furões possuem predisposição para doenças
Por conta dos diversos cruzamentos, os furões acabaram acumulando a tendência a uma série de doenças genéticas. Entre elas, o destaque para neoplasia (câncer) e problemas endócrinos ou metabólicos, como diabetes, pancreatite e doença da glândula adrenal.