Como Dirigir com segurança em Chuvas

A chuva agrava a falta de visibilidade e torna a pista escorregadia. 

 
Se não houver visibilidade mínima à frente, deve-se parar em locais seguros, como postos de gasolina ou totalmente no acostamento, ligando-se o pisca alerta. 
 
Se houver condições de visibilidade, deve-se diminuir a velocidade e manter aos faróis acesos mesmo durante o dia. Procure não frear bruscamente. Se estiver trovejando, não pare sob árvores.
 
NA NEBLINA - Use apenas faróis baixos e os de neblina
 
ÓLEO NA PISTA - Principalmente em curvas, causa muitos acidentes. Se for envolvido, coloque ramos de árvores para sinalizar e avise imediatamente a Polícia Rodoviária.
 
CRIANÇAS - Devem viajar no banco de trás, salvo exceções do Código de Transito Brasileiro, e sempre com o cinto de segurança ou cadeirinha específica.
 
REFEIÇÕES - Procure refeições bem leves antes de dirigir, para evitar o sono e um eventual mal-estar.
 
CINTO DE SEGURANÇA - Obrigatório para todos os ocupantes dos veículos, em todo o território nacional.
 
ULTRAPASSAGENS - Faça com segurança, respeitando a sinalização, observe se outro veículo atrás de você não tomou a iniciativa primeiro.
 
VELOCIDADE - Respeite a velocidade sinalizada na rodovia
 
MANUTEÇÃO - Verifique sempre o estado de seu veículo, sua documentação e a do automóvel. Pneus devem estar em bom estado de conservação e segurança, sistema de iluminação, limpador de pára-brisas e cinto de segurança em perfeito estado de funcionamento.


logomarca editoraeducatransito